terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Villa G. Belgrano e Alta Gracia

Villa G Belgrano -Alta Gracia


Saindo de El Volcan, tambem o plano agora era seguir a Villa Maria e depois Santa Fe...maaaaas quando chegamos a Rio Quarto, vimos que se desviássemos para o norte em direção a VIlla  General Belgrano (onde moram amigos muito queridos) nossa viagem aumentaria apenas 200km então, mais uma vez mudamos o roteiro, pois queríamos muito rever nossos amigos!
A estrada é sinuosa e a cidade está no circuito Serrano. É como as nossas Gramado e Canela, linda charmosa e com um toque da colonização alemã.
Se algum dia você estiver na Argentina buscando um lugar bonito para passar alguns dias, Vlilla G.Belgrano é a opção.
Nossos amigos são proprietários da peixaria Mr Fish, chegamos lá eram umas 19:00 hs e como sempre esatvam atendendo uma longa fila de clientes. Entramos na fila e ficamos disfarçando, meio de costas, o Emerson puxou o boné bem para baixo e ficou olhando para o chão. Queríamos fazer uma supresa. Quando chegou a nossa vez de ser atendidos, perguntei se eles conheciam alguns amigos de brasileiros por ali! Foi uma festa, surpresos nos abraçaram muito e ficaram muito felizes de receber-nos. Logo uma senhora que estava na fila entrou muito alegre na conversa  dizendo: Que bom poder falr um pouco em Português!! ( ela morou anos no Brasil e seus filhos ainda moram em Porto Alegre)
Conversamos muito, mas como logo a fila de clientes voltou a aumentar, deixamos nossos amigos trabalhando mais um pouco ( a peixaria fecha as 22:00h) e fomos tomar um sorvete e passear a pé pela linda cidade.
Voltamos entãomais tarde, eles fecharam a peixaria e fomos juntos comer uma pizza. Ficamos felizes em saber que eles estão muito bem de saúde, já são avós de dois netinhos e sua empresa está muito bem!!
Conversamos até bem tarde, nos despedimos felizes em ter feito o desvio de roteiro e poder reencontrá-los!

San LUis e El Volcan

San Luis El Volcan


Nosso roteiro inicial não passava por San Luis. O plano era, de Buena Esperança aonde dormimos seguir até Villa Maria depois a Santa Fé, mas o Emerson quis ir até San Luis, pois na outra viagem tinhamos passado muito rápido por lá!
Seguimos então para o oeste, direção contrária aquela que estávamos indo.
O estado de San Luis tem as rutas mais bem cuidadas, entre as rutas que passamos na Argentina. Ali percebe-se um capricho do governo em manter tudo muito bonito, iluminado e ajardinado ! O mais incrível é que conseguem manter assim com pedágios baratíssimos que vão de 0,50 a 6,00pesos.
E olha que não são alguns poucos quilômetros! As esculturas ao ado das rutas embelezam e dão um toque futurista ao estado!
Na capital San Luis, não muito grande, percebe-se construções novas e de estilo mais arrojado! Suas praças enormes lindas e bem cuidadas, cheias de belas esculturas embelezam a pequena cidade!
Depois de passear pela cidade, fomos buscar um lugar para ficar. As opções eram: 
1. Os campings do Dique La Florida, que nós já conhecíamos
2. Potrero de los Funes, um grande lago rodeado por uma linda pista de corrida, commum lindo hotel emalguns campings ao seu redos
3. El Volcan com seus rios e cascata
4. El Trapiche
Escolhemos El volcan... Paramos no Camping 15 de Dieziembre! Um camping bem organizado, com piscina, proveduria, restaurante, lavanderia e muito arborizado. 
Esteve tão bom ali que ficamos dois dias. O preço 120,00 pesos para até cinco pessoas. Recomendo muitíssimo, pois o atendimento foi muito especial e o horário para deixar o camping era livre!

45° dia Junin de los Andes. 18/01

Cidadezinha linda que quase passamos batido!
Como a ruta atravessa a cidade, quasepassamos direto,mas comobateu a fome paramos para almoçar na Parrilla La Nueva Posta. Um atendimento especial, todos muito educados e a comida deliciosa com um preço bem acessível.
Descobrimos então o lindo rio que passa por lá, é um rio caudaloso de águas límpidas e bem raso, mas fundo o suficiente para nadar! Uma delícia, e o dia estava bem quente, o povo estava todo ao lado do rio onde havia uma graminha baixa. Ao lado do rio tem dois excelentes campings. Qualquer um dos dois é ótima opção.
Junin de los Andes recomendo para quem quer passar uns dias descansando, numa pequena cidade.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

46° e 47° dias -Neuquén

Neuquén, é a capital da província de Neuquén. É uma cidade bem grande, muito bonita, organizada e bem cuidada.
Suas grandes praças e monumentos chamam a atenção por sua beleza e bom gosto.
O povo todo é muito educado e solícito.
Antes de chegar a Neuquén, a uns 80km, está a Villa El Chocon, lugar onde foram descobertos fósseis.   http://www.neuquentur.gob.ar/pt/villa-el-chocon/
Ali tínhamos marcado de nos encontrar com os amigos que fizemos em Rio Grande-Tierra del Fuego
Como não havia internet por ali, não conseguimos encontrá-los...então passeamos pela Villa para conhecer
Fomos a borda do Dique fotografar e decidimos seguir viagem. Antes de sair, compramos um Bifede
   chorizo para comer com pão 
e dentro do carro.
Procuramos uma sombra boa e almoçamos, quando estávamos preparando-nos para partir, passou um 
rapaz e disse que no camping estavam nos procurando e tinham deixado um recado para que se alguem
 visse a camionete. (Paramos exatamente em frente ao camping onde estavam nossos amigos! inc
Incrível como Deus faz as coisas e prepara os nossos caminhos)
Passamos ali com eles momentos muito agradáveis, contamos sobre a nossa viagem e eles contaram sobre a deles
Eles estavam nos esperando com uma Parrilla então, almoçamos novamente! :0
Depois de algumas horas onde pudemos conversar bastanteresolvemos seguir até Neuquén.
Ao chegar em Neuquén fomos direto ao shopping para tentar encontrar um carregador de bateria para podermos 
usar a betria tranquilos com o carro desligado.
Depois de uma novela de um dia inteiro se poderia ou não usar a bateria enquanto carregava...compramos.
Ficamos dois dias em Neuquén e gostamos muito de lá!
As fotos vou adicionar depois!

sábado, 19 de janeiro de 2013

44° dia San Martin de los Andes


17/01/2013 San Martin de Los Andes

O caminho que vai de Villa La Angostura até San Martin de los Andes pode ser bem mais curto se você for pela Ruta 40, conhecida como Estrada dos 7 Lagos. O único inconveniente é que tem um trecho de 34 km de rípio, mas creio que logo já estará todo com asfalto, pois as obras estão bem adiantadas. Aqui a estrada serpenteia pelas montanhas e costas dos lagos atravessa pontes sobre riozinhos lindos e a cada curva e lago você tem imagens lindas para fotografar.
Chegamos em San Martin de Los Andes a tarde e já na entrada tem um mirante de onde se pode observar a praia. É uma cidade pequena e charmosa como Villa la Angostura, um pouquinho maior.
Depois de conhecer a cidade de carro, fomos ao camping ACA, onde não pudemos ficar, pois estava lotado.
Nos dirigimos então para o outro camping, bem mais simples. Depois que nos instalamos descemos as coisas, fui ligar a geladeirinha e percebi que não havia luz nas tomadas! A moça que nos atendeu então disse que só ligariam a luz quando escurecesse e ao amanhecer desligavam! Achamos o cúmulo, eu queria sair de lá, pois para tudo nós precisávamos de eletricidade, jarra elétrica, fogão e geladeira. O Emerson então me convenceu a ficar pois já estava escurecendo mesmo e no outro dia sairíamos.
No outro dia cedo aproveitamos lavar o carro ( primeiro banho da Valente) pois ali tinha água a vontade e também não pegaríamos mais trechos com rípio. 
Ela ficou linda e se antes já chamava atenção agora então... Por todo lugar onde vamos as pessoas param para tirar fotos dela! Como aqui não se vê modelos como o dela, dupladas e modificadas ( o que é muito comum no Brasil, em Fords antigas), todos querem saber que modelo é, que motor etc... Chega ser divertido, alguns disfarçam para fotografar outros mandam a família inteira ficar na frente para sairem na foto!
San Martin tem uma prainha com as águas menos frias de toda a região. Ali vão todos os turistas que se espicham na praia aproveitando muito o calor e o lago que é muito agradável.
De San Martin saem também alguns passeios como o do Parque Nacional Lipan, onde se tem a vista do vulcão Lipan e do lago.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

42°-43°. Villa La Angostura 14 e 15/01



Villa La Angostura é tudo que eu imaginava ser Bariloche!
Uma cidadezinha tipicamente colonial e estilo campestre!
Todas as edificações no estilo colonial tornam a cidade atraente e muito acolhedora. A cidade inteira aqui está florida, depois do rigoroso inverno as flores agora despertam com todas suas cores deixando a cidade maravilhosa.
A cidade é bem pequena e dali saem vários paseeios e excursões de barco. 
O passeio melhor que sai daqui e o do Bosque de Arayannes, um bosque que é único em todo o mundo.
Tem também mirantes de onde se vê toda a bahia. A vista do lago aqui, novamente nos deixa boquiabertos, é como se de repente estivéssemos dentro de um postal. 
A cidade também bem turística, ainda está preocupada com os turistas ( o que não sentimos em Bariloche). O povo muito agradável e caprichoso com a cidade, mantém tudo muito bem cuidado, apesar da cinza do vulcão que está sempre em suspensão. (Já faz um ano e meio e ainda tem muita cinza por aqui).
Passeamos por todo o centro a pé, é muito lindo!
Aqui encontramos o melhor camping de toda a viagem, o camping Unquehue, bem no centro da cidade.
Meio caro, mas vale cada centavo!
Sabe de uma coisa: Gostamos 10 vezes mais de Villa La Angostura do que de Bariloche. Talvez no inverno seja diferente, mas agora foi esta a impressão!






















40°- 41° dias - Bariloche.

Chegamos em Bariloche e a vista dos lagos, apesar de já termos visto tantos, ainda nos surpreende! Sempre muito lindos, muitos angulos diferentes, muitas cores...


Parapente, esporte muito praticado por aqui!

 A cidade de Bariloche está espremida entre as montanhas e o Lago Nahuel Huapi, um Lago enorme e maravilhoso, ficamos imaginando como seria estar ali no inverno, com aquelas montanhas nevadas, se agora no verão a paizagem já é linda!
Bariloche também estava fervendo, com gente para tudo quanto é lado, hotéis, hospedagens, campings, tudo cheio.
O povo da cidade disse que nunca haviam visto tanto movimento! Nos postos continuava faltando combustível, o que ocasionava filas longas que se misturavam com o trânsito da cidade que já estava complicado pela quantidede de turistas que chegaram.
Fomos ao Cerro Otto, que se pode subir de carro, mas juro, que me arrependi umas três vezes de ter pedido para ir até lá! A estradinha era mu ito estreita e quanto mais subia, mais estreita e perigosa ficava. Ainda bem que não encontramos nenhum carro descendo! :0
A vista do cerro é magnifica! Dali saltam de parapente, algo que um dia ainda vou fazer!
Bem em cima do Cerro está a Confiteria Giratória, muito linda e especial, mas os preços são altos, quase o dobro das confeitarias lá de baixo ( que já eram caras).
Depois de visitar o cerro fomos visitar o Centro Cívico, que não estava tão bonito, por causa dos protestos e manifestações que estão fazendo por lá, chegaram a construir um acampamento sobre a estatua do centro da praça!
As roseiras estão explodindo em flores! De todas as cores! 
Passeamos pela feirinha, mas não deu para comprar nada, tudo estava muito caro!  Bariloche tornou-se uma cidade voltada totalmente para o turismo, nacional e extrangeiro, o que faz os preços de tudo por lá estejam bem acima da realidade, (pelo menos da nossa, hehehe).
Almoçamos num restaurante no centro e depois fomos a Chocolateria Rapa Nui, por mim passaria o resto do dia lá dentro, os chocolates eram divinos, o ambiente muito lindo e aconchegante. Como o calor estava insuportável, apelamos para o sorvete, para refrescar.
Aqui como em outros lugares na Argentina as pessoas dizem que o clima está mudando muito!
Nunca imaginei vir a Bariloche para tomar sorvete! 
Passeamos bastante por todas as ruas no Centro, mas somente para "mirar".
Fomos ao camping mas fomos muito mal atendidos, o encarregado foi muito grosseiro! Apelamos então mais uma vez para o YPF ACA onde nos trataram muito bem, ao lado do Supermercado TODO, com banhos quentes, para que melhor??
No outro dia fomos visitas os lagos e também passamos numa fábrica de cerveja artezanal, deliciosa e mais um ambiente muito agradável com atendimento nota 10!
Saímos meio decepcionados com Bariloche, esperávamos uma  cidade charmosa e encontramos um comércio muito forte e muito movimentada! Quase estressante!


Lago Nahuel Huapi 

Nahuel Huapi



















38°-39° dias -El Bolsón e Rio Azul


El Bolsón ferve! É como você estar num balneário grande, no Brasil!
Um movimento enorme na cidade! Restaurantes, praça, ruas, tudo muito cheio de gente!
Aqui já não vemos tantos turistas estrangeiros, mais argentinos mesmo.
O que acontece é que não podem viajar para fora do pais, pois há uma lei federal que limita e muito a compra de dolares , assim eles estão digamos assim, presos em seu próprio país. 
Quando chegamos em El Bolson, fomos aos campings que estão ao redor do rio Azul, pois os nossos amigos de B As podiam estar por lá, como não os encontramos nos dois primeiros, ficamos no terceiro, que é quase num buraco, o acesso é bem complicado, mas valeu a pena, pois a estrutura ere muito boa e o lugar muito tranquilo.
Mandei um recado para Sandra e a família e logo que eles leram vieram nos encontrar, fizemos uma parrilla e conversamos muito.
No outro dia, nos nos mudamos para o camping deles, o Los Quinchos, que está em Lago Puelo. Muito bom também.
A tarde fomos para beira do lago tomar chimarrao e conhecemos uma família que está num projeto de viagem de 8 anos. Uma história interessante. Veja www.rodandoando.org
A noite fomos a Festa da Fruta Fina.
No outro dia, pela manhã fomos até o Lago Puelo, um lago lindo, ao fundo uns picos nevados, apesar do grande calor que fazia.
Esta cidade tem muitos, mas muitos campings e hosterias! De todos os tipos e gostos.
Foi muito agradável passar mais estes dias com nossos amigos.