sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

34 e 35° Dia Caleta Olivia- Sarmiento- G. Costa

Caleta Olívia - Sarmiento- Gobernador Costa. Segunda/ terça 07 e 08/01/2013

Os 464 km  até Caleta Olívia, foram complicados pois um vento fortíssimo jogava o carro o tempo todo!
Quando passávamos por caminhões, eles puxavam o carro, por causa do deslocamento do ar.
Demoramos bastante.
A paisagem desertica e o vento transformaram este trecho, no mais chato  e cansativo da viagem!

Quando chegamos em Caleta Olívia, parecia que a cidade toda ia levantar voo! Bem diferente da primeira vez que passamos por lá!
Procuramos o Ypf da ruta, que sempre é mais completto, geralmente Full, com tudo que necessitamos.

Depois de muitos dias viajando, a Valente transformou-se numa barraca ambulante, nela já temos cama, televisão/DVD e geladeira , então o que procuramos para parar e passar a noite é WIFI, banheiros limpos com ducha quente e uma tomada para recarregarmos as baterias! Geralmente encontramos tudo isto nos postos YPF ou Petrobrás, além da opção de descansar em suas salas sempre bem confortáveis e jantar, lanchar ou tomar o café da manhã! Os campings, não possuem WIFI ( são raros  os que tem!),  nem café da manhã, nem janta, nem salas confortáveis! :
Este YPF de Caleta Olívia está localizado de frente para o mar!

De Caleta Olívia até Gobernador Costa são  km  a paisagem também aborrece um pouco pois salvo alguns trechos verdes, a maioria é desértica.

Passando por Comodoro Rivadávia, percebe-se porque Comodoro é conhecida como a capital do petróleo... Em seus pampas encontramos uma "plantação" enorme de máquinas extraindo petróleo dia e noite!
Na passagem pela cidade Sarmiento, entramos para ir ao mercado.

Na cidade tem algumas atrações turísticas, como bosque petrificado, parque temático e duas grandes lagunas que são usadas como praias.

Logo que saimos da cidade encontramos um camping ACA, bem bonitinho, com boa estrutura, WIFI mas não oferece banhos quentes! É uma opção para quem quiser parar por ali. Nós seguimos viagem em direçao a Gobernador Costa.

Incrível depois de pegar tantos caminhos  por rípio, que se somados chegam a quase 1000 km...foi na parte asfaltada da Ruta 40, que "ganhamos" um brinde! Uma pedra no para-brisas! Não tinha movimento algum, a estrada completamente vazia...ao cruzar com um caminhão ouvimos o estalo! Já vimos a estrela feita no para-brisas.

Chegamos a G. Costa a tardinha, se andássemos um pouco mais, 180 km chegaríamos em Esquel a noite, mas resolvemos ficar por ali.
É apenas um povoadinho...o ideal é forçar um pouquinho e chegar a Esquel.
Fomos ao Camping Municipal, apenas para tomar banho e como era muito aberto, sem proteção do vento, optamos novamente pelo YPF. O camping municipal é bem baratinho, 10 pesos por pessoa mais 5 pesos para o banho.
Estacionamos no IPF, lanchamos e logo começou a se formar uma longa fila...não tinha mais combustível em nenhum posto da região, quem chegava ali com pouco,não tinha outra opção o jeito era estacionar e esperar embora ninguém tivesse a mínima idéia de quando teria combustível novamente.

Deu pena, muitas famílias com crianças, tiveram que passar uma  ou duas noites ali, sentados, esperando! Acontece que estava tendo um protesto de trabalhadores, que realizaram piquetes e não deixavam os caminhões de combustível passar.
Nós ainda tínhamos o suficiente para ir até El Bolsón, então estacionamos e dormimos tranquilos.