A viagem de Rio Grande até Punta Arenas, foi tensa. Primeiro, porque teríamos novamente que entrar no Chile, ( já tinhamos "ganho" uma multa na primeira passagem e foi sacanagem dos funcionários da Aduana) agora ficava a dúvida de como seria a passagem por ali novamente.
Só para esclarecer, descemos pela Argentina, mas quando chegamos um pouco antes do Estreito de Magalhães, temos que entrar no Chile, fazer todos os trâmites de aduana, saindo da Argentina, entrando no Chile, para depois de mais alguns quilômetros, sair do Chile e entrar na Argentina novamente em direção a Ushuaia. Na volta tudo de novo.
Ainda bem que pessoal que estava na aduana, na nossa volta, era um pesoal antigo, muito educado e gentil, muito diferente dos que estavam na nossa vinda!. Então, passamos com tranquilidade.
A outra preocupação era de que teríamos que passar novamente pelo trecho de rípio, que estava terrível. Em Rio Grande, muitas informações desencontradas, tanto quanto a quilometragem das estradas para Punta Delgada ( Estreito de Magalhães) , quanto ao seu estado.
Resolvemos então arriscar e pegar um outro trecho de Rípio, que alguém tinha nos dito que estava em melhor condições, só que era mais longo. Pegamos entào o trecho que vai em direção a Odaisin e depois a Cerro Sombrero, foram 150 km de rípio , mas bem conservado, fizemos na metade do tempo da Ida.
Tem também um outro caminho, para quem quer ir a Punta Arenas, direto. Saindo de San Sebastian, pega-se o caminho de rípio direto a Porvenir...creio que são uns 150 km (mas está bom). Dali de Porvenir, sai uma balsa que atravessa direto a Punta Arenas, economizando assim todo o trajeto de asfalto (uns 200km). O inconveniente é que só tem uma balsa por dia, e cada dia em horário diferente.
Optamos por voltar até Punta Delgada e seguir por asfalto até Punta Arenas.
Queríamos ir a Zona Franca, mas como já era 21:00 , muito tarde, decidimos passear pela cidade para conhecer. Depois de circular pela cidade de Punta Arenas e tirar fotos ( mas já estava escurecendo), fomos comer um lanche e nos acomodar. Passamos a noite em um Petrobras, pois os COPEC eram bem pequenos e o pessoal atendia muito mal. No Petrobrás, apesar de ser bem pequeno tambem, fomos muito bem atendidos.
No outro dia a missão era ir a Zona Franca, para conhecer a tão famosa Zofree de Punta Arenas.
Passamos o dia por lá! Compramos mais uma bateria para a máquina e muitas roupas, pois estavam custando 4 x menos do que no Brasil! Me arrependi de não comprar mais...
Como saímos muito tarde da Zofree, e ainda tínhamos que pegar a estrada para Puerto Natales ( tinha Hotel reservado e estávamos no último dia do ano) , vamos ficar devendo as nossas fotos da cidade, que é bem bonita. Vou postar algumas que tiramos ao entardecer e algumas daNet, só para registrar a passagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário